MAIS CONSULTORIA EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

A Mais Consultoria é a Empresa Junior do curso Engenharia de Produção da Universidade Federal de Juiz de Fora. Há sete anos no mercado, a Mais atua nas áreas de Gerência da Produção, Qualidade, Estratégia e Organização, Gerência Financeira e Engenharia do Produto. Os projetos são desenvolvidos por graduandos e contam com a orientação de profissionais qualificados em cada área. A certificação na norma ISO 9001:2008, os prêmios MPE Brasil 2009 e PRQ - Zona da Mata 2009, baseados no Modelo de Excelência em Gestão da Fundação Nacional da Qualidade, vem ratificar a seriedade e o compromisso da empresa com a prestação de serviços de qualidade.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

A Importância da Liderança

Liderança é um termo que evoca a idéia de comando ou controle de um indivíduo sobre os seus seguidores, tendo como base um conjunto de traços pessoais. Atualmente, os principais estudiosos sobre liderança identificam nítidas diferenças entre um Chefe e um Líder. Chefiar é fazer com que as pessoas façam o que você quer, Liderar é fazer com que as pessoas queiram fazer o que você considera necessário, mas só é possível tornar-se um líder dentro deste conceito se os respectivos liderados o respeitam e o reconhecerem como tal.
Se reunirmos dez especialistas em liderança numa sala e lhes pedir que definam o perfil de um líder, possivelmente teremos dez pontos de vista diferentes. Muitos autores afirmam que ele precisa ser inspirador e motivador. Para alguns, um líder precisa conhecer e gerir cada detalhe que se passa ao seu redor ou mesmo controlar totalmente o que está sob sua subordinação. Também existe quem acredite em uma abordagem mais distanciada, delegando atividades aos seus subordinados. Há quem afirme que o bom líder não é aquele que mantém tudo em ordem quando está presente, mas sim quando está ausente. De qualquer forma, todos são unânimes em afirmar que um líder nunca pode confundir autoridade com autoritarismo.
Definir liderança ou mesmo o perfil de um líder é uma difícil tarefa, mas acredito que podemos definir algumas características comuns e necessárias a todos os tipos de líderes. É comum considerarmos a liderança como uma virtude de caráter, principalmente por que geralmente ela é relacionada a valores bastante positivos, tais como: confiança, solidez, sensatez, sobriedade, ética, inspiração, motivação entre outras.
Verdadeiros líderes proporcionam estabilidade em tempos turbulentos e deixam claros quais os objetivos da empresa, para que seus seguidores possam apoiá-lo e contribuir para a missão corporativa. Liderança fraca gera confusão que pode levar ao caos. Um líder empresarial precisa obter lealdade, alcançar comprometimento e merecer respeito de seus subordinados. Só assim poderá exercer sua autoridade e ao mesmo tempo influenciar os indivíduos ao redor de objetivos comuns e ações coletivas.
Líderes devem ter conhecimento das necessidades de seus colaboradores mantendo-as satisfeitas: recursos apropriados para o desempenho de suas funções, remuneração justa e compatível, ambiente de trabalho saudável, comunicação clara e transparente e sensibilidade para com suas questões pessoais. Liderança exige responsabilidade e comprometimento.
Embora não os diversos estudiosos do tema ainda não tenham consenso a respeito da liderança e do perfil de um líder, podemos observar todos concordam sobre sua importância para o desenvolvimento e a sobrevivência das organizações públicas ou privadas.

Frederico Souza Picorelli Assis

Fonte: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Importancia_da_lideranca.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário